Cortez Editora leva Marilena Chaui e grandes nomes à Bienal do Livro 2026

In ABCD, Cultura On
- Updated
Claudia Alexandre e Marilena Chaui. Divulgação/Cortez Editora

Com uma das agendas mais amplas da programação oficial, a casa editorial percorre diferentes áreas do conhecimento ao longo dos 10 dias de evento

Marilena Chaui é um dos principais destaques da programação da Cortez Editora na Bienal do Livro 2026.

Nesta quarta-feira, 9 de setembro, a professora e filósofa participa do debate O que ainda sustenta uma democracia, no Salão de Ideias.

A conversa em um dos maiores eventos do mercado editorial no País parte de seu livro Democracia e Populismo – A nova classe trabalhadora, no qual a autora reúne ensaios filosóficos e constrói uma crítica ao atual cenário sociopolítico brasileiro.

O encontro terá, além disso, mediação do historiador Lindener Pareto Jr. 

Outro momento especial será o lançamento de Tia Ciata e o mistério da foto, obra infantil que resgata o legado da “mãe do samba” pelo olhar da jornalista e pesquisadora de tradições de matrizes africanas Claudia Alexandre.

Haverá sessão de autógrafos no estande da Cortez no dia 12 de setembro, e, em seguida, a autora participa de um bate-papo no Salão de Ideias sobre o tema do livro, ao lado da sambista e jornalista Lyllian Bragança.

 

Termina no domingo

A Bienal acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, e encerra no domingo, 13.

Ao longo do evento, autores e pesquisadores estarão reunidos em debates, lançamentos e atividades que atravessam temas como educação, cultura, literatura infantil e bem-estar.

A diversidade reflete a trajetória de uma casa editorial que, há décadas, mantém um diálogo permanente com a produção intelectual brasileira e com os desafios da sociedade contemporânea. 

Para Mara Cortez, sócia da editora, essa participação também é uma oportunidade de reafirmar o comprometimento com a circulação de ideias.

“Estar na Bienal com tantos livros e uma agenda tão diversa é muito significativo para nós. A educação sempre esteve no centro da nossa trajetória, e tivemos esse compromisso reconhecido recentemente com a conquista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2026, na categoria Educação e Ensino. Agora, seguimos para a Bienal, firmes na missão de criar espaços de encontro que valorizem a leitura e as diferentes formas de compreender o mundo”, afirma. 

Confira a programação da Cortez Editora na Bienal do Livro 2026: 

07.09 (Segunda-feira) 

  • 18h | Estande Cortez Editora 
    Minha Vida em Caquinhos (publicação independente)
    Com Camila Patah  

09.09 (Quarta-feira) 

  • 19h30 às 20h30 | Salão de Ideias 
    O que ainda sustenta uma democracia? (Democracia e Populismo
    Com Marilena Chaui | Mediação: Lindener Pareto Jr.  

10.09 (Quinta-feira) 

  • 11h | Espaço Infantil 
    ABC do Meio Ambiente 
    Com Dulce Seabra e Sergio Maciel  
  • 13h às 14h | Espaço Educação 
    Deficiências e Diversidades: educação inclusiva e o chão da escol
    Com Marcos Cezar de Freitas    
  • 18h | Estande Cortez (Rua G 26) 
    Coquetel de Lançamento do livro Interdisciplinaridade: Teorias e Práticas
  • 20h | Espaço Educação 
    Palestra Interdisciplinaridade: Teorias e Práticas
    Com Ivani Fazenda, Telma Teixeira e Ana Lúcia Gomes da Silva 

11.09 (Sexta-feira)

  • 18h | Estande Cortez (Rua G 26)  
    Sessão de autógrafos dos livros Renda Básica: uma proposta radical para uma sociedade livre e economia sã e Renda de Cidadania: a saída é pela porta
    Com Eduardo Suplicy 

12.09 (Sábado) 

  • 17h | Estande Cortez (Rua G 26) 
    Lançamento e sessão de autógrafos do livro Tia Ciata e o mistério da foto 
    Com Claudia Alexandre
  • 19h30 às 20h30 | Salão de Ideias 
    Bate-papo Tia Ciata e o Samba  
    Com Claudia Alexandre e Lyllian Bragança  

13.09 (Domingo) 

  • 13h30 às 14h30 | Espaço Saúde e Bem-Estar 
    O Poder da Brincadeira: muito além da diversão (Brincadeira é coisa séria
    Com Barbara Buck e Issaka M. Bano 

Bienal do Livro 2026 
Distrito Anhembi – São Paulo (SP) 
Estande Cortez Editora: Rua G 26 

Sobre a Cortez Editora

A solidez do trabalho estimulou a Cortez Editora a expandir e mostrar ao mundo toda a riqueza da cultura brasileira e a densidade ímpar de seus autores.

Seu catálogo é referência em Literatura Infantil e Juvenil, Educação, Serviço Social, Ciências da Linguagem, Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Psicologia.  

Site: Cortez Editora | Instagram: Cortez Editora 
Youtube: TV Cortez | Facebook: Cortez Editora  

You may also read!

Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Auriani, leva experiências de Rio Grande da Serra para Escola de Primeiras-Damas em Águas de Lindóia

Evento reuniu, em suma, primeiras-damas e representantes de Fundos Sociais de municípios paulistas para formação e troca de experiências A

Read More...

Prefeito Taka Yamauchi recebe título de Cidadão Pedra-Branquense

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, recebe o título de Cidadão Pedra-Branquense, concedido pela Câmara Municipal de Pedra Branca. A

Read More...

ROMU de Diadema age rápido na Vila Nogueira e evita assalto a motorista de aplicativo

Ação n noite de terça-feira (01.09) interceptou suspeito com réplica de arma de fogo; atuação reflete investimentos massivos na

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu