Tite anuncia restauro da igreja da fundação da cidade nos 149 anos de São Caetano do Sul

In ABCD On
- Updated

“Eu amo São Caetano. Tenho um orgulho enorme de viver aqui. É tudo maravilhoso.”

A declaração da aposentada Luiza Turini, de 74 anos, é a síntese do sentimento de milhares de sul-caetanenses, que nesta terça-feira (28.07) comemoram os 149 anos da cidade.

E a líder em indicadores nacionais de desenvolvimento humano, qualidade de vida, Educação, Saúde e Segurança segue presenteando a sua população.

Durante a missa em celebração ao aniversário da cidade, o prefeito, Tite Campanella, anunciou o restauro da Paróquia São Caetano (Matriz Velha), no Bairro Fundação.

A origem da primeira igreja da cidade remonta à fundação da primitiva capela dedicada ao santo São Caetano entre os anos de 1717 e 1720, no mesmo local.

O atual templo foi construído a partir de 1883 por imigrantes italianos. Em 1908, a igreja já tinha os seus contornos atuais, porém sem a torre, construída posteriormente para dar proteção aos sinos já instalados.

“Temos responsabilidade com o crescimento ordenado da cidade e com a preservação de sua história. E a Paróquia São Caetano, um dos nossos símbolos mais importantes, não passa por melhorias significativas há décadas. É uma obra complexa, mas que vamos fazer”, anunciou o prefeito, projetando o início do projeto para após a conclusão dos trabalhos no Museu Histórico Municipal, previsto para o fim deste ano.

Após a missa foram distribuídos mais de 300kg (2 mil pedaços) de bolo, produzido com o apoio de padarias da cidade e de voluntários. O doce, com recheio de creme de paçoca, se esgotou em questão de segundos.

HISTÓRIA

A igreja é uma grande representante da arquitetura religiosa do final do século 19. Foi construída de tijolos, com travamento estrutural, sistema que ganhou prioridade na época, passando a ser determinante na arquitetura.

Em 31 de março de 1924, passou à condição de Paróquia de São Caetano. Em 1992, após escavações arqueológicas realizadas em seu entorno, foi descoberto o piso da capela de 1777, que está exposto em uma vitrine ao lado da igreja, mantida pela Fundação Pró-Memória.

Fotos: Gabriela Gonçalves / PMSCS

You may also read!

BRK trata mais de 9 bilhões de litros de esgoto no primeiro semestre em Mauá

Concessionária, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município, registra eficiência de 90%, índice superior à média nacional Enquanto cerca

Read More...

Uma única pipa pode interromper serviços essenciais e colocar vidas em risco

Ocorrência recente em subestação da ISA ENERGIA BRASIL reforça, em primeiro lugar, alerta sobre os riscos de empinar pipas,

Read More...

Termina nesta sexta o prazo para inscrições para o Concurso Miss e Mister Mauá Melhor Idade 60+

Concurso será em outubro, para candidatos acima de 60 anos Encerram nesta sexta-feira (31.07) as inscrições para o concurso de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu