TEAcolhe registra recorde de atendimentos após expansão

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: PMSA

Serviço realizou, acima de tudo, mais de 8,4 mil atendimentos em três meses depois de lançamento do TEAcolhe Mais

O programa TEAcolhe Mais, da Secretaria de Saúde de Santo André, registrou, em primeiro lugar, crescimento expressivo no número de atendimentos realizados nos três primeiros meses de funcionamento.

Após a ampliação do serviço, iniciada em abril, o equipamento passou de uma média de 150 atendimentos mensais para mais de 1,3 mil atendimentos em abril, 3,1 mil em maio e 4 mil em junho, totalizando mais de 8,4 mil atendimentos no período e consolidando uma nova capacidade assistencial voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Lançado com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico e à reabilitação, o TEAcolhe Mais reorganizou, por exemplo, o fluxo de atendimento da rede, fortalecendo a integração com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estruturando uma equipe multiprofissional exclusiva para o acompanhamento de pacientes com TEA no município.

O novo modelo permite avaliações mais ágeis, acompanhamento contínuo e a elaboração de projetos terapêuticos individualizados, ampliando significativamente o acesso ao cuidado especializado.

Sala de Integração Sensorial

Como parte da expansão do serviço, a Prefeitura também inaugurou, em junho, a Sala de Integração Sensorial do TEAcolhe.

O espaço foi projetado para oferecer intervenções terapêuticas voltadas ao processamento sensorial, utilizando recursos específicos para estimular habilidades motoras, cognitivas, emocionais e de comunicação, de acordo com as necessidades de cada paciente.

A iniciativa amplia as possibilidades de tratamento e fortalece a assistência especializada oferecida pela rede municipal.

“O crescimento expressivo dos atendimentos mostra que estamos investindo em uma saúde pública cada vez mais acessível, humanizada e preparada para atender as necessidades da população. O TEAcolhe Mais representa um avanço importante na política de cuidado às pessoas com autismo, garantindo mais acesso ao diagnóstico, ao tratamento e ao acompanhamento especializado para as famílias andreenses”, afirma o prefeito, Gilvan Ferreira.

Para o secretário de Saúde, Diego Cabral, os resultados refletem o planejamento adotado para reorganizar a assistência especializada.

“Os números demonstram que a ampliação do TEAcolhe já está produzindo impactos concretos. Reestruturamos o serviço, fortalecemos a equipe multiprofissional, ampliamos a capacidade de atendimento e incorporamos novos recursos terapêuticos, como a Sala de Integração Sensorial, para oferecer um cuidado mais qualificado, resolutivo e integrado às crianças e adolescentes com TEA”, diz.

Com a expansão do serviço, Santo André fortalece, portanto, sua rede municipal de atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Ampliando, da mesma forma, a capacidade assistencial e incorporando novas estratégias terapêuticas para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente, acolhedor e alinhado às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

You may also read!

Mobilização entre comunidade e Unipar arrecada mais de 1,4 mil itens para instituições de Santo André

Divulgação Unipar A mobilização de moradores, representantes do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e da Unipar resultou em uma ação solidária

Read More...

Ribeirão Pires celebra protagonismo de mulheres negras em evento na EMARP

Programação a ser realizada neste 25 de julho homenageará 10 mulheres negras da região e destacará, em suma, o

Read More...

Primeiro Domingo da Família reúne 10 mil pessoas na 38ª Quermesse de Mauá

Patati Patatá, atrações culturais, artistas locais e a transmissão da final da Copa do Mundo movimentaram, em primeiro lugar,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu