Câmeras do Rio Grande 360° flagram ataque a totem de segurança e suspeito é preso em Rio Grande da Serra

In ABCD On
Fotos: PMETRP

Homem teria cortado a fiação do equipamento na Vila São João, interrompendo temporariamente o monitoramento; imagens do Rio Grande 360° auxiliaram na identificação

Indivíduo suspeito de danificar um dos totens de segurança de Rio Grande da Serra foi preso, em primeiro lugar, na tarde desta terça-feira, 14 de julho, por volta das 14h.

O equipamento está instalado, acima de tudo, nas proximidades da EMEB Joaquim Silva, na Vila São João.

A ação ocorreu, portanto, por volta de 0h19 de segunda-feira, 13 de julho.

Antes da interrupção do sistema, as próprias câmeras de monitoramento registraram, em suma, um homem se aproximando do totem e cortando a fiação responsável pelo funcionamento do equipamento. Logo após a ação, o sinal foi interrompido.

Ao constatar a paralisação do serviço, representantes da Prefeitura verificaram, além disso, as últimas imagens transmitidas pelo sistema e acionaram as autoridades policiais.

Boletim de ocorrência foi registrado, e a perícia requisitada para analisar o local e os danos causados.

Com base nas imagens e nas informações levantadas durante a apuração, o suspeito foi localizado e preso nesta terça-feira.

O caso segue, em resumo, sob investigação das autoridades competentes.

Atentado

A ocorrência foi registrada, inicialmente, como atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, previsto no artigo 265 do Código Penal.

O dispositivo estabelece pena de reclusão de um a cinco anos, além de multa, para quem atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviços de utilidade pública. A definição jurídica definitiva caberá às autoridades responsáveis pela investigação e ao Poder Judiciário.

Rio Grande 360° fortalece combate à criminalidade

O episódio demonstra a importância do sistema de monitoramento Rio Grande 360°, que acompanha pontos estratégicos da cidade durante 24 horas e auxilia as forças de segurança na prevenção de crimes, identificação de suspeitos e esclarecimento de ocorrências.

Mesmo sendo alvo da ação criminosa, o próprio equipamento registrou os momentos anteriores ao corte da fiação, fornecendo elementos importantes para o trabalho policial.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra reforça que qualquer ato de vandalismo, depredação ou tentativa de interromper o funcionamento dos equipamentos públicos será comunicado imediatamente às autoridades. Os responsáveis estarão sujeitos à identificação, investigação e às consequências administrativas, civis e criminais previstas na legislação.

Os totens, câmeras e demais estruturas do Rio Grande 360° são patrimônios públicos e instrumentos fundamentais para a proteção da população.

Danificar esses equipamentos não representa apenas um prejuízo material: significa tentar comprometer a segurança de toda a cidade.

You may also read!

Eleições 2026: veja como pedir voto em trânsito; Aeroporto de Guarulhos terá seção eleitoral para votação

TRE-SP vai usar o terminal como local de votação para atender eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral Eleitoras

Read More...

Consórcio lança programa ABC + Cultura para fortalecer integração regional e impulsionar a economia criativa

Assembleia de Prefeitos de julho também marcou, além disso, a estreia do modelo itinerante de reuniões, realizada no Parque

Read More...

Cine Theatro Carlos Gomes exibe nesta quinta (16) documentário sobre arquitetura e desigualdade

'Aqui Não Entra Luz', de Karol Maia, integra, em suma, a programação do Cinemão de Quinta em parceria com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu