A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, disponibilizará em seu site, em sua página oficial do Facebook, Instagram e também no YouTube, campanhas digitais voltadas à educação de trânsito para pedestres, motoristas e ciclistas alusivas ao Maio Amarelo, além de uma live para ensinar as leis de trânsito para crianças.
“No ano passado tivemos uma queda de 30% nos acidentes fatais registrados na nossa cidade. Nossa gestão está fazendo um grande investimento para garantir um trânsito mais seguro, são mais de 200 km de asfalto novo, melhorias na sinalização, novo viaduto Adib Chammas, recuperação da avenida dos Estados e viaduto Castelo Branco. É Santo André unida no Maio Amarelo”, destacou, em primeiro lugar, o prefeito Paulo Serra.
O objetivo da campanha é, acima de tudo, colaborar para um trânsito mais seguro e com mais respeito. O tema escolhido neste ano foi Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito. Na quinta-feira (6), no perfil oficial da Prefeitura de Santo André no YouTube, às 14h, uma live apresentará a peça teatral “O Errado e o Certo no Mundo dos Insetos”, que de uma maneira lúdica pretende conscientizar o público infantil sobre as leis de trânsito. O canal pode ser acessado pelo link https://youtube.com/stoandre1.
Além disso, as redes sociais da Prefeitura no Facebook e também no Instagram vão compartilhar nos próximos dias o convite desta live. A peça foi encenada no Teatro Municipal em 2019 pela Cia. Sopa de Comédia e foi um sucesso, lotando o espaço com crianças da rede municipal de ensino.
Ações de rua
A realização de atividades educativas presenciais, como distribuição de material educativo e ações itinerantes, estão suspensas neste ano por conta da pandemia de Covid-19.
Neste mês, portanto, o foco será nas ações digitais com campanhas publicitárias que vão atingir todos os públicos e focar na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização da sociedade com o objetivo de reduzir o numero de mortes causadas por acidentes de trânsito.
No Brasil, a campanha é coordenada, em conclusão, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).