BRT-ABC acelera obras após liberações da Enel e inicia testes com ônibus elétricos no corredor

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação

Trechos sob responsabilidade direta da Next Mobilidade seguem cronograma, com implantação de paradas, pavimentação rígida em concreto e sinalização

As obras do BRT-ABC avançaram, acima de tudo, na semana passadam com a aceleração dos trabalhos de infraestrutura.

Além disso, teve início o período dos testes operacionais dos primeiros ônibus elétricos no corredor.

Cerca de 900 trabalhadores atuam na implantação do sistema, que ligará o ABCD à Capital e ampliará o acesso ao Metrô.

A conclusão recente de serviços realizados por concessionárias, especialmente pela Enel, permitiu retomar o ritmo das obras em trechos que dependiam dessas intervenções.

Parte desses serviços foi entregue, portanto, após cerca de 500 dias, o que impactou o cronograma do projeto.

Entre os casos citados está a remoção de rede na Praça dos Andarilhos, necessária para a construção do viaduto Mauá, concluída em 9 de março de 2026, após cerca de 510 dias.

Na rua Abraão Braga, a retirada de redes aéreas levou 503 dias, enquanto na rua do Grito, em São Paulo, a conclusão ocorreu após 499 dias.

Dois turnos, inclusive aos fins de semana

Os trabalhos ocorrem em dois turnos, inclusive aos fins de semana.

Trechos sob responsabilidade direta da Next Mobilidade seguem dentro do cronograma.

Isso, com implantação de paradas, pavimentação rígida em concreto e instalação de sinalização.

A concessionária mantém diálogo com o Governo do Estado, a Agências de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), as prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, além do Consórcio Intermunicipal do ABCS.

Primeiros testes

Os primeiros ônibus elétricos do sistema começaram a circular no corredor neste sábado (14.03), para testes operacionais e treinamento de motoristas.

Três veículos foram colocados em operação, por exemplo, para verificar a adaptação ao sistema.

Os ônibus têm 21,5 metros de comprimento e capacidade aproximada para 170 passageiros. O modelo já é utilizado em outros sistemas de transporte no país.

Os veículos são movidos à bateria e contam com tecnologia da Eletra, carroceria Caio e chassi Mercedes-Benz.

Entre os equipamentos estão piso baixo, ar-condicionado, entradas USB, vidros com proteção contra raios ultravioleta e sistema de aviso sonoro de paradas.

A frota do BRT-ABC deverá contar com 20 ônibus totalmente elétricos e 72 veículos do modelo E-Trol, que combinam operação por bateria e alimentação por rede aérea.

No trajeto de São Bernardo do Campo para São Paulo, os ônibus devem operar conectados à rede elétrica, enquanto no sentido contrário utilizarão a energia armazenada nas baterias.

Assista ao vídeo:

You may also read!

Gilvan Ferreira entrega creche na Vila Guarani com 240 vagas em período integral

Unidade educacional andreense vai atender, acima de tudo, crianças de 0 a 5 anos A Prefeitura de Santo André inaugurou

Read More...

Documentário sobre os 35 anos do Consórcio Intermunicipal do ABCD ficará disponível no YouTube

Curta documental foim em suma, uma das ações em homenagem às três décadas e meia da entidade regional O Consórcio

Read More...

Rio Grande da Serra comemora 62 anos com programação especial

A Prefeitura de Rio Grande da Serra preparou, em primeiro lugar, programação especial para maio, a fim dea celebrar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu