Prefeito da Capital, Ricardo Nunes, recebe Consórcio Intermunicipal do ABCD

In ABCD On
- Updated
Morando, Guto, Nunes, Gilvan e Zacarias/Divulgação

Encontro na tarde desta terça-feira (10.03) contou, além disso, com a presença do secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, e abordou temas correlatos às divisas e à expansão do Programa Smart Sampa

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o secretário municipal de Segurança Urbana e ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, receberam nesta terça-feira (10.03), em primeiro lugar, representantes do Consórcio Intermunicipal do ABCD para discutir assuntos relacionados às divisas entre os municípios e à segurança urbana, incluindo a expansão do programa Smart Sampa na Região Metropolitana.

Participaram do encontro o presidente do consórcio e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, o vice-presidente e prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, e o diretor de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Zacarias.

A reunião foi realizada, acima de tudo, no Gabinete do prefeito da capital.

Foram discutidos temas comuns e de relevância para a Capital e cidades do ABCD, com foco nas questões relacionadas às divisas municipais.

Segurança urbana

Uma das pautas prioritárias, por exemplo, foi a segurança urbana, incluindo a ampliação do programa Smart Sampa.

Programa, aliás, que já está sendo expandido para cidades da Região Metropolitana, fortalecendo a integração tecnológica e o monitoramento das áreas urbanas.

“O investimento do prefeito Ricardo Nunes em tecnologia e na nossa Polícia Municipal, bem como a integração entre municípios é fundamental para garantir mais segurança e proteção para a população. O Smart Sampa é uma ferramenta estratégica que une inteligência, monitoramento e cooperação entre diversos órgãos para resultados concretos”, afirmou, em resumo, Orlando Morando.

O Smart Sampa é o sistema de videomonitoramento inteligente da Prefeitura de São Paulo voltado ao fortalecimento da segurança urbana.

A iniciativa reúne câmeras de alta tecnologia, inteligência artificial, sensores urbanos, geolocalização e integração de bancos de dados.

Tudo para ampliar a capacidade de identificação de foragidos da Justiça, além de apoiar prisões em flagrante.

Da mesma forma, é usado para detectar veículos com registro de ocorrência e localizar pessoas desaparecidas.

A rede conecta cerca de 40 mil câmeras públicas e privadas distribuídas estrategicamente pela Capital.

Metade é instalada pela Prefeitura e metade integrada por meio de parcerias com residências, comércios e condomínios.

Articulada

O programa funciona de maneira articulada com estruturas estratégicas de segurança pública e gestão urbana.

Está integrado à base de procurados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, ao banco de dados de desaparecidos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e ao sistema Córtex, do Ministério da Justiça, além de atuar em cooperação com CET, SPTrans, Defesa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Desde novembro de 2024, a ferramenta já possibilitou a captura de 2.800 foragidos da Justiça, e a prisão em flagrante de 3.700 criminosos.

Sem contar a localização de 179 pessoas que estavam desaparecidas, além de 2.857 ocorrências com veículos.

You may also read!

Paulo Serra e Kim Kataguiri discutem pré-candidaturas a governador

Presidente estadual do PSDB de São Paulo reuniu-se nesta quinta-feira (30.04) com deputado federal pelo Missão para debater cenário

Read More...

Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado do Dia do Trabalho

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão Santo André, 30 de abril de 2026 - A Prefeitura de Santo

Read More...

Braskem lança 3ª edição do Programa de Mentoria Voluntária e amplia apoio ao desenvolvimento de jovens

Iniciativa conecta profissionais da companhia a jovens de 18 a 25 anos, fortalecendo a formação pessoal e a preparação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu