Ação no Campanário resultou em multa de R$ 5.610, apreensão de materiais e retirada de 7 caminhões de entulho, totalizando 35 toneladas só nesta praça
O prefeito, Taka Yamauchi, iniciou a semana, em primeiro lugar, com uma série de vistorias em diferentes pontos de Diadema.
O foco esteve, acima de tudo, na zeladoria urbana, limpeza pública e ordenamento dos espaços da cidade.
Durante a agenda, no bairro Campanário, o prefeito, atendendo a uma denúncia de moradores, esteve, por exemplo, em um ponto de descarte irregular de entulho.
O mesmo atingia, portanto, a Praça Maria Aparecida Felippe Menezes e trechos da via pública no entorno.
No local, foi constatado que no final de semana entulhos haviam sido descartados sobre a praça, comprometendo áreas de circulação e convivência, além de materiais deixados na rua por um morador, que utilizava indevidamente a via pública para depositar resíduos.
Além da desordem urbana, a situação gerava riscos à saúde pública e prejuízos à mobilidade de pedestres.
Imediato
Diante da irregularidade, a equipe de Meio Ambiente e Serviços Urbanos realizou fiscalização imediata.
Houve a lavratura de auto de infração e apreensão do material, com base na Lei Municipal nº 3.853/2019.
A infração resultou, além disso, em multa no valor de R$ 5.610,00, além das demais penalidades administrativas previstas em lei.
Para a limpeza completa da área, foi necessária a mobilização de uma força-tarefa, com mais de 10 trabalhadores da limpeza urbana, apoio da equipe de Trânsito, e a utilização de 7 caminhões, que retiraram aproximadamente 35 toneladas de entulho apenas desta praça.
Segundo o prefeito, a Prefeitura seguirá atuando de forma firme para coibir esse tipo de prática.
“Descarte irregular não é apenas falta de cuidado com a cidade, é um problema de saúde pública e de respeito com quem vive aqui. Nossa gestão vai continuar fiscalizando, multando quando for necessário e cuidando dos espaços públicos para que Diadema seja uma cidade cada vez mais limpa e organizada”, afirmou, em conclusão, Taka Yamauchi.
