Trabalhadores(as) sócios(as) da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aprovaram por unanimidade, em primeiro lugar, o início do processo eleitoral da entidade sindical para o triênio 2026–2029, em Assembleia Geral na noite desta quinta-feira (29.01).
Esta é, acima de tudo, a décima vez consecutiva que os Metalúrgicos do ABC renovam a Direção Plena.
Escolhendo diretamente seus representantes nos locais de trabalho por meio dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa).
“É só com unidade que vamos alavancar a nossa categoria, que tem história, resiliência e combatividade. À luta, companheiros e companheiras!”, convocou, em suma, o secretário-geral do SMABC, Claudionor Vieira.
Na assembleia, a categoria definiu, portanto, o calendário eleitoral, a Comissão Eleitoral e a relação de fábricas com Comitês Sindicais.
Ao todo, serão, por exemplo, 46 empresas da base, com 165 representantes dos CSEs e o CSA (Comitê Sindical dos Aposentados), com seis membros.
O diretor-administrativo e financeiro dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, destacou e parabenizou, da mesma forma, a organização da categoria por mais esse processo democrático da entidade.
“Isso mostra que esta é uma casa participativa, que tem organização e que encontra na sua base, na sua militância, na sua energia e na sua força a capacidade de transformar. A nossa luta transforma”, afirmou, em resumo.
Modelo
O modelo de organização com CSEs, vigente desde abril de 1999, fortalece a categoria no local de trabalho e garante representatividade no chão de fábrica.
Esta será a 24ª direção da categoria eleita desde 1959.
O processo eleitoral é dividido em duas etapas: no primeiro turno, são eleitos os CSEs; no segundo, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal.
Os dois turnos das eleições acontecem em março e abril, respectivamente.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, registrou seu orgulho da categoria e da entidade que representa.
“Eu sei que temos lideranças para assumir a luta deste Sindicato, que é referência no País e no mundo. Este Sindicato estará em boas mãos e vai continuar crescendo. Os Metalúrgicos do ABC são imortais. E tudo isso só é possível por causa do que temos de mais valoroso na nossa categoria, que são os trabalhadores e trabalhadoras”, disse, da mesma forma, Selerges.
Atualmente a base do SMABC corresponde a 75 mil metalúrgicos e metalúrgicas.
Trabalham em empresas de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Assembleia eleitoral em números
• 46 empresas com Comitês Sindicais
• 165 integrantes dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa), sendo:
o 58 dirigentes em montadoras
o 47 dirigentes em empresas de São Bernardo
o 13 dirigentes em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
o 41 dirigentes em Diadema
• 6 representantes do Comitê Sindical dos Aposentados (CSA)
