Programas expandiram para o 34º ponto de troca, integrando, além disso, agenda comemorativa dos 40 anos do Aterro Sanitário Municipal de Santo André
A partir de agora, centenas de famílias da comunidade Bom Pastor, em Santo André, podem, em primeiro lugar, transformar os resíduos recicláveis em alimentos saudáveis ou ração para seus animais.
Os programas Moeda Verde e Moeda Pet chegaram, nesta terça-feira (20.01), portanto, ao 34º ponto de troca.
A expectativa é beneficiar cerca de 200 famílias do Jardim Bom Pastor.
E o primeiro encontro com a população foi, acima de tudo, um sucesso.
“Já começamos aqui com muitas mulheres e a casa cheia. A gente já fica feliz quando o programa nasce funcionando, com bastante troca e a população engajada. Isso mostra o quanto a comunidade esperava”, comemorou, por exemplo, o prefeito, Gilvan Ferreira.
A expansão das duas ações socioambientais integra o calendário comemorativo dos 40 anos do Aterro Sanitário Municipal, o único equipamento público do ABCD e um dos mais bem avaliados do Estado de São Paulo.
O Moeda Verde e o Moeda Pet são políticas públicas fundamentais para ampliar a vida útil do aterro, uma vez que eles permitem que os resíduos recicláveis sejam descartados corretamente pela população, encaminhando-os para as duas cooperativas de reciclagem que existem no município.
Ampliação vai chegar a 100%
Durante a estreia das iniciativas no Núcleo Bom Pastor, o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, destacou que os programas estão chegando a 70% dos territórios que têm condições de vulnerabilidade social.
“Este é o compromisso do prefeito Gilvan, que está no plano de governo. E a ampliação vai chegar a 100% de toda essa faixa de famílias que vivem com até meio salário mínimo”, explica.
Desde 2017, o Moeda Verde já recebeu, além disso, mais de 2.240 toneladas de materiais.
Em troca, foram distribuídas quase 450 toneladas de hortifrúti, beneficiando, direta e indiretamente, cerca de 130 mil pessoas.
Já o Moeda Pet encerrou 2025 com a distribuição de mais de 12 toneladas de ração para cães e gatos, a partir da arrecadação de mais de 250 mil garrafas PET.
É possível levar todo tipo de material reciclável – como papel, plástico, vidro, metal, papelão e até eletroeletrônicos – para receber legumes, verduras e frutas.
A cada 5 quilos de materiais, os participantes recebem 1 quilo de hortifrúti.
No Moeda Pet, cada participante pode levar para casa até 3 quilos de ração para cães e gatos.
Os programas ocorrerão no Núcleo Bom Pastor a cada duas semanas, sempre às terças-feiras.
O ponto de encontro, em conclusão, é na praça da Rua Professor Licínio (altura do número 587), no Jardim Bom Pastor.
