31 de Março – Dia Internacional da Visibilidade Trans

In ABCD On
- Updated
A elevada violência contra a comunidade trans mostra que todos devem combater preconceito; Diadema já produziu documentário e exposição de fotos com pessoas trans e marca a data com campanha

O 31 de março é o Dia Internacional da Visibilidade Trans, uma data de luta muito importante para visibilizar as causas do movimento de travestis e pessoas trans.

“O dia da visibilidade trans é um dia de luta,” afirmou Robson Carvalho, coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades da Prefeitura de Diadema. “Luta por todos os corpos trans, invisíveis para as políticas públicas sejam elas de segurança, saúde, trabalho, educação entre outras, mas tão visíveis para a violência manifestada na sociedade heterocisnormativa em que vivemos e mais mata transexuais no mundo.”

Há 14 anos, o Brasil se mantém em primeiro lugar no ranking dos países que mais assassinaram pessoas trans. Em 2022 foram registrados 131 assassinatos e, de acordo com a Rede Trans Brasil, 22 assassinatos foram registrados só no primeiro bimestre do ano de 2023. A Associação Nacional de Travestis e Transexuais denuncia que enquanto a expectativa de vida da população geral é de 75 anos, a das pessoas trans é de apenas 35 anos de idade.

Devido a esses números alarmantes, o 31 de março tem se somado a outras datas importantes para debater e fomentar ações relacionadas à comunidade LGBTQIA+. “Para termos uma acolhida humanizada que pense concretamente em diminuir essa violência, a Prefeitura Municipal de Diadema, através da Coordenadoria de Diversidades, realiza diversas ações junto ao funcionalismo público, às secretarias e à própria população a fim de minimizar essas violências e colocar essas pessoas em papel de igualdade dentro da sociedade,” explicou Robson.

Neste dia 31/03, para marcar a data, a Coordenadoria divulgou nas redes sociais da Prefeitura materiais educativos e informativos de sua campanha permanente de respeito às identidades de gênero.

Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades

Em Diadema, a atuação da Coordenadoria, sempre junto ao movimento social organizado e em articulação com as diferentes Secretarias de governo, também tem promovido importantes avanços. “Em 2021, a Lei Municipal nº 1.147 garantiu o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero às pessoas trans e intersexuais em todos os serviços prestados pelo município”, citou o coordenador. “Também lançamos a campanha de retificação de nome e sexo nas certidões de nascimento”, completou.

A cidade também inaugurou o Ambulatório de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais DiaTrans, que é administrado pela Secretaria de Saúde, que criou um protocolo operacional interno no Hospital Municipal de atendimento humanizado aos pacientes LGBTI+.

Também foi lançado o webdocumentário Somos Plurais: Vidas Trans Importam (três episódios disponíveis em youtube.com/prefdiadema), realizada uma exposição de fotos com pessoas trans e, no ano passado, a Coordenadoria apoiou a criação do primeiro time de futebol do Grande ABCD formado por pessoas trans, o Spartanos, cujos atletas são moradores da cidade referenciados no Ambulatório DiaTrans. Por fim, a Prefeitura criou e pôs em prática uma Cartilha de Orientação para Retificação e Pós-Retificação de Nome e Gênero.

You may also read!

Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais de 200 estabelecimentos participantes

Um dos maiores da América Latina, evento reúne empreendimentos do Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais

Read More...

Prefeitura de Santo André define reajuste com aumento de 25% no abono e 12% na cesta básica

Após reuniões com o Sindserv, Administração fechou pauta com ganhos para o funcionalismo A Prefeitura de Santo André definiu nesta

Read More...

Com inauguração oficial neste sábado, Vacimóvel leva imunização por toda São Bernardo

Veículo ofereceu na feira da Vila São Pedro suporte para vacinações em locais mais remotos da cidade Chegar onde a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu