Dia 10 é o Dia da Pizza e tem a Settimana Della Pizza, até 14 de julho

In ABCD, Canto do Joca, Gastronomia On
- Updated
Soffio. Fotos: Bruno Lemos/Divulgação

É hora de se programar! Desde 08 e até 14 de julho você terá a chance de vivenciar a riqueza e diversidade de sabores típicos italianos sobre um dos maiores símbolos da cozinha italiana,: a pizza.

Vinte tipos de cobertura vão representar 20 regiões da Itália, trazendo ao menos um ingrediente típico de cada um desses territórios em 18 endereços de São Paulo e em dois fora da capital (Indaiatuba e Sorocaba). Fechando o grupo de participantes, a pizzaria Castelões, a mais antiga em funcionamento do país, representará o estilo paulistano de pizza (veja as 21 pizzarias participantes abaixo). Para saber mais, acesse o site exclusivo deste evento de julho: www.settimanadellapizza.com e  https://www.instagram.com/reel/C9Ksy4hObWx/?igsh=aHEzd3U1eXU5Mmhs   


A Settimana della Pizza é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e das seguintes instituições: Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, Accademia Italiana della Cucina, Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo).

Abruzzo: @_quioqua
Basilicata: @fogliaforneria
Calabria: @ruralpizzeria
Campania: @soffiopizzeria
Emilia-Romagna: @brazpizzaria
Friuli-Venezia Giulia: @veridianapizzaria
Lazio: @apizzadamooca
Liguria: @napolicentralepizza
Lombardia: @maremonti_
Marche: @sabellaanticarosticceria
Molise: @farmoforneria
Piemonte: @pizzaa.it
Puglia: @gattofigapizzabar
Sardegna: @ombra_sp
Sicilia: @galpao.da.pizza
Toscana: @temperanicucina
Trentino-Alto Adige: @labracierapizza
Umbria: @diavolapizzeriaitaliana
Valle d’Aosta: @villanapolipizzabar
Veneto: @bracedinapoli
São Paulo: @cantina_casteloes

Sabella Antica Rosticceria. Pizza con ciauscolo e stracciatella

São Paulo recebe, portanto, a Settimana della Pizza entre 8 e 14 de julho. Sua proposta é celebrar o Dia da Pizza (10 de julho) com uma programação semanal de receitas exclusivas desse ícone da cozinha italiana e um dos pratos mais queridos dos paulistas.

O evento é um desdobramento de três edições da Giornata della Pizza, promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) entre 2021 e 2023. Neste ano, ele volta ampliado, com a realização dirigida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e como uma etapa prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana – confirmada para o final de outubro. A própria ITALCAM, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo completam o time de realizadores, que ainda conta com o apoio do ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo).

Durante a Settimana della Pizza, 20 tipos de cobertura vão representar vinte regiões da Itália, trazendo ao menos um ingrediente típico de cada um desses territórios em 18 endereços de São Paulo e em dois fora da capital (Indaiatuba e Sorocaba). Para fechar o grupo de participantes, a pizzaria Castelões, a mais antiga em funcionamento do país, representará o estilo paulistano de pizza – exatamente no ano que comemora seu centenário de inauguração (veja a lista com todas as pizzarias ao final). Em comum, todas as pizzas elaboradas para o evento serão feitas com farinha e tomates pelados 100% italianos.

Para o público aproveitar o evento, basta visitar uma pizzaria ou restaurante participante entre 8 e 14 de julho (reservas prévias são recomendadas). Além da pizza ligada a uma das regiões italianas e à capital paulista, a “regionale”, cada endereço vai trazer no menu a pizza “tradizionale”, representada pela mais famosa cobertura italiana: a margherita. Em todas as casas da Settimana, os tons que acompanham as cores da bandeira italiana serão sempre formados pelos ingredientes oficiais da receita napolitana: manjericão, mozzarella de búfala ou fiordilatte e molho de tomate pelado italiano.


Na lista do tipo “regionale” há coberturas como a da Toscana (Temperani Cucina), uma pizza bianca que mescla fiordilatte, funghi, cavolo nero, ricotta e tartufo (mussarela fresca de leite bovino, cogumelos, couve toscana, creme de ricota e trufa); a da Emilia-Romagna (Bráz Pizzaria), outra bianca que traz mortadella Bologna, pistacchio, fiordilatte, stracciatella, basilico e scorza di limone (mortadela, pistache, mussarela fresca de leite bovino, mussarela fresca de leite bovino desfiada com creme de leite, manjericão e raspas de limão); e a da Calabria (Rural Pizzeria Napoletana), composta de n’duja, peperone giallo affumicato, pecorino e parmigiano (salame cremoso picante, pimentão amarelo defumado e queijos pecorino e parmesão). A lista das 21 receitas desenvolvidas para o evento, e os seus respectivos endereços e preços, pode ser consultada no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).

Um evento aberto ao público, com stands de vários endereços participantes e atividades culturais, ainda deve marcar os dois últimos dias da Settimana (13 e 14). Trata-se do “Pizza é Cultura”. A venda de pizzas, com a mesma proposta multirregional italiana, está programada para o espaço do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, das 11h às 18h, na Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis.

“O termo e a receita que se tornaram populares no mundo inteiro vieram de Nápoles, capital da Campania, mas a pizza ganhou versões diferentes e consegue acomodar sabores marcantes de todas as regiões da Itália e do Brasil”, afirma Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento. Para ele, a pizza tem um significado especial: “É um prato que reforça os laços culturais e afetivos que unem italianos e brasileiros.”

O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, acredita que a pizza é um dos mais importantes símbolos da cozinha italiana. “No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebraremos essa receita em São Paulo, a cidade mais italiana fora da Itália. Buon appetito a tutti.”

A PIZZA NA ITÁLIA

A pizza, um dos pratos mais emblemáticos da Itália, tem suas raízes na Nápoles do século 18, quando a combinação de massa, tomate e queijo se popularizou entre os trabalhadores da capital da Campania. Desde então, a pizza se consolidou como um ícone da gastronomia italiana e mundial. Na Itália, a pizza não é apenas um alimento, mas um símbolo de identidade cultural e um ritual social – no almoço e no jantar. Atualmente, os italianos consomem cerca de 8 milhões de pizzas diariamente, com a Campania sendo a maior referência neste prato. Em Milão, Roma e outras grandes cidades, as pizzarias e restaurantes especializados refletem a paixão nacional por essa versátil e acessível receita. A diversidade regional também se manifesta na variedade de coberturas e estilos, como a pizza bianca (sem molho de tomate), a frita, a portafoglio (servida embrulhada em papel), a farcita (recheada), a al taglio (em pedaços quadrados) e a pinsa (com 3 tipos de farinha e massa leve) – essas duas últimas típicas de Roma.

A FORÇA DA PIZZA NO BRASIL

A história da pizza no Brasil começou com a chegada dos imigrantes italianos no final do século 19, que trouxeram suas tradições culinárias e abriram as primeiras pizzarias em São Paulo – antes mesmo da receita chegar aos menus do Norte da Itália. Desde então, a pizza conquistou o paladar brasileiro e se tornou uma presença constante nas mesas de todo o país. Em São Paulo, considerada a capital nacional da pizza, estima-se que sejam consumidas mais de 1 milhão de pizzas por dia. Hoje, a pizza é um símbolo de convivência e celebração, adaptada aos sabores locais, mas sempre com um toque da autêntica tradição italiana.

SOBRE A SETTIMANA DELLA CUCINA REGIONALE ITALIANA

Em 2024, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana será realizada num momento muito especial para brasileiros e italianos: o dos 150 anos do início da Grande Imigração Italiana para o Brasil, pontuado pelo desembarque do primeiro navio com imigrantes (trentinos e vênetos) no porto de Vitória-ES, em 1874. Para marcar as comemorações desta temporada simbólica, o Consulado Geral da Itália está capitaneando eventos de promoção enogastronômica que vão, de certa forma, abrir caminho para a 13ª edição da tradicional Settimana della Cucina Regionale, já marcada para o período de 21 a 27 de outubro. O primeiro deles foi a inédita Settimana del Vino Italiano, entre 20 e 26 de maio. Agora, com participação também de 20 restaurantes, ocorre a Settimana della Pizza.

A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e a participação de 12 restaurantes que representaram 12 regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.

Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de todo o sistema das instituições italianas presentes na cidade (Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, Agência do Comércio Exterior, Agência Nacional do Turismo, Câmara Italiana de Comércio de São Paulo – ITALCAM). Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.

SERVIÇO

4ª SETTIMANA DELLA PIZZA – 08 a 14 de julho

Para mais informações sobre o evento consulte www.settimanadellapizza.com

NOTÍCIAS SOBRE A SETTIMANA DELLA PIZZA NAS REDES SOCIAIS

@settimanacucinaitaliana

@settimanacucinaregionaleitaliana

REDES SOCIAIS DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO

@italyinsampa

@consolatosanpaolo @ItalyinSaoPaulo

You may also read!

“São Bernardo voltará a ser a cidade das indústrias”, afirma Luiz Fernando

O candidato a prefeito de São Bernardo Luiz Fernando (PT) esteve nesta sexta-feira (06.9) em assembleia interna na Empresa

Read More...

Ponte para o futuro: Flávia Morando destaca a construção de três viadutos em seu plano de governo

Prefeiturável do União Brasil revela que vai trabalhar por projetos de mobilidade urbana para eliminar gargalos no trânsito de

Read More...

Alex Manente fala sobre tecnologia do futuro e oportunidades de emprego a trabalhadores de São Bernardo

O candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (Cidadania) visitou, nesta sexta-feira (06.9), a unidade de uma grande

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu