Tel: 11 4425-5062 | E-mail: contato@abcdreal.com.br




Política

14/02/2015 | Joaquim Alessi

Volpi, Pesos e Medidas


Menos de 10 dias após assumir a Superintendência do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, o ex-prefeito Clóvis Volpi tem confidenciado a amigos certa falta de motivação para voltar a disputar a chefia do Executivo de Ribeirão Pires nas eleições do próximo ano. O que não significa que ele tenha descartado a ideia...

Bagunça
Experiente, Volpi tem colocado na balança prós e contras e avaliado que “aquilo lá tá uma bagunça”, referindo-se à Prefeitura de Ribeirão Pires, que considera a necessidade de tomar medidas duras para colocar a casa em ordem, o que pode ter lá um incalculável peso político.

Poder
Para se ter uma ideia do poder do Ipem, agora sob direção do ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-prefeito de Ribeirão Pires e ex-secretário-adjunto de Esportes e Lazer do Estado, Clóvis Volpi, o instituto fiscaliza balanças em todos os estabelecimentos comerciais, bombas de combustível, taxímetros, qualidade de materiais escolares, produtos têxteis e tudo o que se imaginar.

Carnaval
Até o Carnaval sofre fiscalização do Ipem. E diz material enviado aos jornalistas que, “para garantir que os consumidores não sejam lesados na hora de adquirir qualquer produto típico da folia do Carnaval, como fantasias, confete, serpentina e até camisinhas, o Ipem-SP destaca algumas dicas importantes”, como, conferir a “composição têxtil” do tecido, que deve ser informada na etiqueta do produto.

Matinês
No que se refere à segurança na diversão infantil, destaca a necessidade de os itens terem o selo do Inmetro, “que garante que foram testados e não representam riscos à saúde do consumidor”. E completa: “Crianças adoram complementar as brincadeiras nas escolas e matinês, usando elásticos, lantejoulas, paetês, kits de enfeites, óculos, apitos, máscaras, confetes, serpentinas e muitos outros adereços. Em todos os casos é preciso estar atento se a quantidade indicada nas embalagens dos produtos – seja qual for a medida em que se encontre informada (massa, volume, comprimento, número de unidades) – corresponde ao que está sendo efetivamente adquirido.”

Camisinhas
Para os adultos também tem alerta: A embalagem das camisinhas deve ter marca do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Isto garante que o produto passou por testes antes de sua comercialização. Vale ressaltar que é fundamental verificar se a embalagem não está rasgada ou com qualquer outro vestígio de violação e conferir o prazo de validade."

Posse
A posse de Volpi no Ipem teve a presença do secretário de Justiça do Estado, Aloísio de Toledo César, do secretário-adjunto, Luiz Madureira, e da chefe de Gabinete, Ivete Ribeiro, além do antecessor, Orlando Gerola Júnior, que transmitiu o cargo.










Leia a Edição Virtual da Revista ABCD Real