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Economia

05/11/2011 | Da Redação

Taxista Nota 10 vai qualificar atendimento a turistas


Cerca de 80 mil motoristas de táxi de todo o País poderão se qualificar em idioma estrangeiro, gestão e empreendedorismo para atender os milhares de turistas que virão ao Brasil assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. A meta para 2012 e 2013 é do projeto Taxista Nota 10, que o Sebrae lança na próxima segunda-feira (7), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).


“É uma oportunidade para que os taxistas possam oferecer um serviço diferenciado, de melhor qualidade, que satisfaça o turista estrangeiro, para que ele volte outras vezes e recomende nosso país como destino interessante”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. É importante lembrar, enfatiza, que o transporte – no caso, o serviço de táxis – participa da cadeia do turismo e produção associada (gastronomia, artesanato e manifestações culturais). Por isso, é importante o esforço de cada segmento no sentido de inovar para ser mais competitivo.


O Taxista Nota 10 contempla duas ações: a capacitação desses profissionais em inglês e espanhol e 15 edições do Jornal Taxista Nota 10, que vão abordar, entre outros temas, gestão e empreendedorismo. Os cursos de línguas estrangeiras têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia-a-dia do taxista.


Material didático


As inscrições nos cursos poderão ser feitas gratuitamente nas unidades do Sest, Senat e Sebrae em todo o Brasil, a partir da próxima segunda. Também poderão ser feitas por meio das centrais de atendimento do Sebrae (0800 570 0800) e do Sistema CNT (0800 728 2891).


Os inscritos receberão material didático composto de caderno do aluno, caderno de exercícios, caderno de autoavaliações e CD de áudio. O curso terá duração de um ano, a contar do início de cada turma. O certificado de conclusão será enviado pelos Correios, após uma avaliação escrita, agendada e realizada na unidade do Sest ou do Senat mais próxima da residência do taxista.


Além dos cursos de línguas, os profissionais receberão informações sobre diversos temas, com um conteúdo divertido, leve e agradável por meio do jornal. Em versão impressa e eletrônica, com periodicidade mensal, a publicação terá matérias sobre assuntos como empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica e primeiros socorros.


Para receber o Jornal Taxista Nota 10 gratuitamente, os taxistas deverão entrar em contato com as centrais de atendimento da CNT ou do Sebrae, a partir da próxima segunda-feira, e se cadastrar no projeto para receber a publicação em casa. Junto com cada jornal, será enviado um selo. O taxista terá de guardar os 15 selos e ao final poderá trocá-los, nas unidades do Sest/Senat, por um adesivo que comprovará sua participação no programa. Essa identificação, afixada no parabrisa do carro, será mais um diferencial para atuação no mercado de trabalho.


Serviço


Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529


Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800


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