Tel: 11 4425-5062 | E-mail: contato@abcdreal.com.br




Geral

29/03/2015 | Joaquim Alessi

Pedala, Billings!


O Passeio Ciclístico Riacho Grande – Santa Cruz, com percurso de 35 quilômetros e concentração na Prainha do Riacho Grande, fechou neste domingo a agenda de atividades em comemoração pelos 90 anos da Represa Billings. Se é que há algo a comemorar. Falta ação do Estado para a despoluição, a fim de que o manancial possa servir em sua plenitude para abastecer a população.

Cantarei...
Desnecessário ser adivinho para prever que nos próximos dias voltaremos a ouvir cantilenas sobre a Billings. Dada à conclusão de que as águas de março, cantadas por Tom, terão o saldo esgotado no Cantareira em 75 dias, e que daí para a frente viveremos a estiagem, a saída não será outra. Mas isso exige investimento. E pesado.

Conscientização
A “festa” de sábado serviu para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente”, disse o secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Caetano, que ressaltou: “A população utilizou esse espaço para lazer, com diversas atrações culturais de qualidade, mas aproveitamos a oportunidade para realizar um trabalho de educação ambiental”.

Equação
A atividade é necessária porque, como ressaltou a professora e especialista Waverli Neuberger, na revista ABCD Real de março, estudo desenvolvido por ela e alunos confirmou a equação ocupação mais poluição igual a água em menor quantidade e de pior qualidade.

Navegação
Adeptos do stand up paddle (SUP) – prancha em que se navega em pé – e participantes do projeto Remando para a Vida (que oferece atividades esportivas para o público da rede de saúde mental) navegaram pela represa recolhendo lixo: garrafas plásticas, latas e outros resíduos. Nessa ação de conscientização ambiental tiveram o apoio da Guarda Civil Municipal.

Captação
Uma das oficinas desenvolvidas pela Escola Livre de Sustentabilidade, da Prefeitura de São Bernardo, foi a de construção de sistema de captação de água de chuva, que, dessa forma, pode ser utilizada para regar plantas, lavar quintais e outras atividades do cotidiano.

Escoteiros
Caetano Claudio Astro, presidente do grupo Escoteiro Billings, gostou da programação. “Estamos instalados aqui no Riacho Grande e sabemos da importância da represa. As atividades ofereceram muita informação e os jovens poderão reproduzir o que foi aprendido no grupo e em seu dia a dia”.

Descaso
Tarcisio Secoli, secretário de Serviços Urbanos, lembrou da importância da represa. “Em seus 90 anos de existência, a Billings continua sendo tratada com descaso pelas autoridades que deveriam cuidar dos recursos hídricos do Estado de São Paulo. Cabe a cada um de nós mudarmos hábitos e aprendermos novas maneiras de cuidar do meio ambiente”.










Leia a Edição Virtual da Revista ABCD Real