Tel: 11 4425-5062 | E-mail: contato@abcdreal.com.br




Cultura

27/07/2016 | Joaquim Alessi

Paranapiacaba, uma Vila em Festival


O Festival de Inverno de Paranapiacaba é a principal atração do fim de semana. Na 16ª edição, levará muita música, shows itinerantes e oficinas, entre outras atrações. No Teatro Municipal Antônio Houaiss, sábado, às 20h, e domingo, às 18h, o público poderá conferir ‘EleEla’, com a Anacã Cia de Dança. O espetáculo trata da criação do homem, da mulher e dos sentimentos e caminhos distintos para entender a regra do infindável e improvável jogo da vida. Livre. Ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes das apresentações. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Mais informações: 4433-0786.
A exposição ‘Entrevidros’, em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal, termina sábado (30). A mostra reúne obras de Ana Rey, Angela Camata, Corina Ishikura, Cris Basile, Dilson Cavalcanti, Marcio Hamano, Marinalva Rosa, Rita Heckert e Vera Diniz. Visitas gratuitas das 14h às 19h.
E na Casa do Olhar Luiz Sacilotto está em cartaz a exposição Andrey Rossi: Pinturas, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto. Com técnica de desenho bastante apurada e utilizando diversos materiais como suporte, o artista trabalha imagens que incomodam e brinca com a beleza no grotesco. A poética fica a cargo das relações do humano e animal, fragilidade do corpo, resistência, fragmentação do corpo humano e hibridização: criaturas meio homem, meio animal. Visitas gratuitas até 30 de julho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. O endereço é Rua Campos Sales, 414, Centro.
No sábado, das 14h às 16h, a Casa da Palavra Mário Quintana realiza mais uma sacada literária, que visa a troca de livros e o estímulo à leitura. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro. E o espaço da casa no Shopping Atrium está em cartaz a exposição ‘Mundo Di Versos Encarnados’, que apresenta o valiosíssimo acervo de cordéis da família do poeta Paulo Dantas, além de suas poesias. Visitas de quarta-feira a domingo das 12h às 20h. Até 25 de agosto. O endereço é Av. Giovanni Batista Pirelli, 155, na Vila Homero Thon.
Museu – No Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa estão em cartaz as exposições Evoé, com objetos, fotografias e documentos pertencentes ao acervo do Museu que contam a trajetória do teatro da cidade, com destaque para o Teatro de Alumínio, Conchita de Moraes, Carlos Gomes e o Municipal. Visitas gratuitas de segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 16h30. O endereço do museu é Rua Senador Flaquer, 470, Centro.
E a exposição Bairros: Incluindo memórias, incluindo cidadãos, com imagens e textos dos bairros da cidade, visa valorizar as referências locais na construção da memória e da história de Santo André. Ela pode ser conferida na Praça Embaixador Pedro de Toledo, Centro; no Parque Antonio Pezzolo, Av. Utinga, 136, na Vila Metalúrgica; na Praça São Camilo, na Vila Camilópolis; no Parque Prefeito Celso Daniel, na Av. Dom Pedro II, 940, no Bairro Jardim; no CESA Parque Erasmo, no Jardim Rina; na Praça Lisboa, no Sacadura Cabral; no Parque Regional da Criança, na Av. Itamarati, 536, no Parque Jaçatuba; no Parque Central, na Rua José Bonifácio, s/n, Vila Assunção; no Parque da Juventude, no Jardim Ipanema; na Praça Cristo Operário, na Vila Linda, e na Praça do Mercado, em Paranapiacaba. A atividade foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
Biblioteca – Na Biblioteca Nair Lacerda, no sábado, das 11h às 12h, a escritora Penélope Martins contará histórias da filosofia popular árabe e brasileira com Nasrudin e Pedro Malasartes. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro Grátis.
Entre as atrações musicais, o saxofonista Flávio Bala e a Banda Ba-Boom, que se apresentarão respectivamente no sábado e domingo, às 17h no palco do Mercado, além de Márcia Cherubin, que canta músicas da MPB e Fabio Kidesh, com repertório de músicas indianas, atrações do sábado, às 15h, e domingo, às 13h, no Clube União Lyra-Serrano. Os ingressos para o Clube ULS serão distribuídos uma hora antes de cada show. Quem for à vila poderá conferir ainda atrações itinerantes, feiras de artes e antiguidades e de vinil, entre outras atrações, sempre a partir das 11h. Mais informações: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/noticias/item/10752-16-festival-de-inverno-de-paranapiacaba-comeca-neste-sabado ou pelo telefone (11) 4439-0109.
Festival de sopas – Inspirado na sopa de cebola da antiga Ceasa da Capital, o Festival de Sopas da Craisa resgata a tradição gastronômica das décadas de 1960 e 1970. Ingressos a R$ 34,90. De sexta-feira a domingo das 18h às 0h, na Craisa, Av. dos Estados, 2195, Santa Terezinha.
Cinema – O filme “Quando Fala o Coração” é a atração da semana na mostra Alfred Hitchcok. No enredo, a chegada de um médico em uma clínica para doentes mentais surpreende os médicos locais por seu estranho comportamento. Logo se percebe que se trata de um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é. A apresentação será no sábado, às 19h, no Auditório Heleny Guariba (Praça IV Centenário, s/n, Centro). (1945, 111’, legendado, indicado para maiores de 16 anos). Entrada franca.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. O conteúdo completo está disponível em: http://www2.santoandre.sp.gov.br/images/pdf-portal-pmsa/SCELT/agenda-cultural/agenda-cultural-julho-2016.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.










Leia a Edição Virtual da Revista ABCD Real