Tel: 11 4425-5062 | E-mail: contato@abcdreal.com.br




Educação

07/04/2015 | Joaquim Alessi

Olhar o futuro


Várias inaugurações estão programadas para acontecer neste mês em Santo André, quando a cidade comemora 462 anos (aliás, o dia é exatamente hoje, quando será entregue, revitalizada, a Chácara Baby Pignatari, entre outras festividades). Mas o ponto alto já aconteceu, e não teve ainda o destaque merecido: A Sabina Escola Parque do Conhecimento entrou no mês do aniversário com uma grande novidade. A inauguração, dia 2, do Núcleo de Observação do Céu, espaço na área externa onde estudantes, professores e visitantes podem admirar objetos celestes não só à noite, mas também durante o dia. Para isso, o Núcleo conta com dois modernos telescópios e vinte binóculos, além do Coronado, telescópio apropriado para a observação exclusiva do sol.

Avanço
O equipamento, de última geração, representa uma preocupação com a educação. O objetivo de proporcionar ensino de qualidade, desenvolvimento. Ele está acoplado a uma câmera de alta definição que possibilita a captura, em tempo real, de fotos e vídeos, projetados na sala escurecida, onde estudantes, professores e público podem ter informações e visualizar imagens incríveis ao vivo da estrela.

Peça-chave
Segundo o coordenador científico do Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, Marcos \Calil, o Coronado é a peça-chave para a realização de um projeto inédito para o ensino e divulgação da astronomia. “As imagens do Sol captadas pelo telescópio serão transmitidas em tempo real para as escolas cadastradas, onde professores e alunos poderão interagir com os profissionais do NOC, simultaneamente”, explicou Calil.

Rosas dos Ventos
O Núcleo de Observação do Céu também conta com moderna sala de aula, cinco Rosas dos Ventos construídas em mosaico, réplica de Observatório Indígena que retrata a astronomia praticada pelos índios Guarani, e um Relógio de Sol Analemático, onde o ponteiro do relógio é a própria pessoa.

Missão
“A Sabina já nasceu com a missão de ser um grande laboratório para as escolas de Santo André, e a cada ano que passa vamos aprimorando ainda mais a Escola Parque. Neste ano a Sabina está ganhando o NOC, que é mais uma forma de oferecer às crianças a oportunidade de adquirir o gosto pelo conhecimento. E com conhecimento e estudo é possível ter um futuro mais digno, mais feliz”, afirmou o prefeito Carlos Grana (PT).

Agrega
Para o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, o espaço agrega à Sabina mais uma área capaz de despertar nas crianças o espírito crítico e investigativo, e o interesse pela ciência.

Professores
Os professores que se inscreverem no curso “Sol: atividades práticas para o ensino fundamental” serão os primeiros a ter acesso aos novos equipamentos do NOC. Voltado para profissionais da rede municipal de ensino, o curso gratuito abordará assuntos teóricos, práticos e tecnológicos para serem aplicados na sala de aula, com ênfase na Astronomia Solar. O objetivo é promover nos alunos o gosto e o entendimento de aspectos importantes referente ao sol, além de motivar nos estudantes a investigação científica. As inscrições vão até o dia 22 de abril e o número de vagas é limitado.

Visitas
As visitas monitoradas de escolas e a visitação do público aos finais de semana e feriados ao Núcleo de Observação do Céu estão previstas para começar a partir do segundo semestre.










Leia a Edição Virtual da Revista ABCD Real