Tel: 11 4425-5062 | E-mail: contato@abcdreal.com.br




Economia

03/08/2016 | Joaquim Alessi

Marinho visita trabalhadores acampados na Karmann Ghia


O prefeito Luiz Marinho (PT), acompanhado do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, visitou nesta quarta-feira (3/8) trabalhadores acampados na Karmann Ghia desde 13 de maio. A ocupação da empresa, em São Bernardo, conta com cerca de 200 trabalhadores, que se revezam na fábrica em três turnos.
Os funcionários não recebem salário desde dezembro e temem a perda de direitos trabalhistas. O objetivo dos metalúrgicos é constituir uma cooperativa, contatar clientes e fornecedores e retomar a produção da fábrica em modelo de autogestão.
Durante a visita, o prefeito doou R$ 1 mil para ajudar os trabalhadores a pagar contas residenciais de água e luz. “É necessário que haja unidade, transparência e confiança entre os trabalhadores para que essa mobilização dê certo. Temos experiências exitosas de autogestão na região e na próxima vez que vier até aqui será para comemorar”, destacou o prefeito, que realizou a doação como pessoa física.
O coordenador da comissão de fábrica, Valter Saturnino Pereira, destacou que situação atual dos trabalhadores é difícil, pois temem não receber salários atrasados e direitos trabalhistas. “Estamos unidos e confiantes em alcançar nosso objetivo, que é constituir uma cooperativa para que a fábrica retome sua atividade”, disse.










Leia a Edição Virtual da Revista ABCD Real