Tel: 11 4425-5062 | E-mail: contato@abcdreal.com.br




Educação

05/03/2014 | Joaquim Alessi

Empresa de tecnologia contrata destaques do Centro Digital


O Centro Digital de São Caetano, que oferece cursos gratuitos na área de tecnologia e programação a moradores da cidade, está ajudando oss alunos a atingir novos patamares. O melhor exemplo disso é o sucesso obtido pelos adolescentes Gabriel Pereira Borba Mendonça, 14 anos, e Matheus Azevedo Silva Pessôa, 16, que graças ao talento mostrado nas oficinas de robótica acabaram contratados como aprendizes pela empresa ZOOM - Education for Life, distribuidora exclusiva da LEGO Education no Brasil.
Alunos de um colégio particular de São Caetano, Gabriel e Matheus já disputavam competições de robótica a nível estadual e nacional quando começaram a participar das atividades do Centro Digital em 2013. E como já tinham experiência na programação dos robôs para a realização de tarefas e desafios, acabaram auxiliando os professores da unidade de ensino complementar da Prefeitura nas oficinas. “Nós sempre fomos fascinados por robótica”, afirma Gabriel.
O potencial dos jovens não passou despercebido pelo diretor do Centro Digital, Flávio Roberto Spina, que agendou uma visita dos dois à sede da ZOOM, localizada em São Caetano. Em reunião com os diretores da empresa surgiu o convite para que os dois se tornassem aprendizes na companhia, atuando na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos educacionais. “Nós sempre buscamos informações e oportunidades para nossos alunos. É nossa obrigação conhecer e incentivar o potencial destes jovens”, explica Flávio Spina.
O diretor do Centro Digital ressalta que o convite da empresa de tecnologia a Gabriel e Matheus aconteceu naturalmente. “Eles ficaram encantados com a capacidade intelectual dos dois. O Centro Digital está de portas abertas para essas crianças com alto potencial, pois aqui oferecemos um espaço para elas desenvolverem suas habilidades”, destaca. “Queremos trazer as mentes brilhantes de São Caetano para cá, não só os jovens, mas também os adultos. Queremos atuar como uma ponte para que eles possam extrapolar seus conhecimentos.”
A secretária municipal de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, fala sobre o papel importante das unidades de ensino complementar, como o Centro Digital, a Escola Municipal de Informática Professora Neusa Maria Nunes Branco e a Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti. “Essas unidades estão de portas abertas para todos os moradores da cidade e oferecem ensino de alta qualidade. Elas são espaços para que os sancaetanenses adquiram conhecimentos em cursos gratuitos.”

Orgulho
Para as mães dos adolescentes, o papel do Centro Digital foi fundamental ao abrir as portas para o mercado de trabalho na área da tecnologia. “É muito bom saber que o Centro Digital de São Caetano tem olhado atentamente para o talento de nossas crianças. Essa geração é apaixonada por tecnologia. O Gabriel e o Matheus adoram desenvolver projetos nesta área. Temos de valorizar este espaço que temos em nossa cidade, um celeiro de possibilidades e descobertas para os jovens”, elogia Ercy Pereira Borba, mãe de Gabriel.

Eliane de Azevedo Silva Pessôa, mãe de Matheus, se disse orgulhosa por ver o filho realizando tão cedo este sonho de atuar na área da tecnologia. “Esta oportunidade como aprendiz é um ótimo ponto de partida para os dois. Eles estão tendo a chance de trabalhar em uma empresa que desenvolve produtos e programas que eles utilizavam como estudantes, nas competições de robótica. Está sendo muito bom”. Uma vez dentro da companhia, Gabriel e Matheus estão travando contato com o funcionamento de várias áreas, desde Pesquisa e Desenvolvimento até Marketing e Recursos Humanos.
Após pouco mais de um mês trabalhando como aprendizes na ZOOM, os jovens não escondem a felicidade pela oportunidade que estão vivenciando. “E pensar que eu quase fiquei em casa ao invés de participar da oficina de Robótica do Centro Digital no ano passado. Ainda bem que minha mãe me pressionou”, lembra Matheus com um sorriso no rosto.
O Centro Digital fica na avenida Goiás, 950, bairro Santa Paula. Outras informações sobre oficinas e atividades podem ser obtidas na fanpage da unidade de ensino no Facebook (www.facebook.com/centrodigitalscs) ou pelo telefone 4226-2245.










Leia a Edição Virtual da Revista ABCD Real